Cinco pessoas morrem após passeio de canoa em Santa Inês, MA

 Da TV Mirante

Cinco pessoas, entre elas três crianças, morreram afogadas no fim de semana durante um passeio de canoa, em Santa Inês, a 250 km de São Luís.

Segundo informações de pessoas que presenciaram o naufrágio, nenhum dos ocupantes usava ao colete salva-vidas. Ismael Santos, primo de uma das vítimas, diz que apenas as pessoas que boiaram conseguiram ser salvas. “A gente conseguiu salvar as quatro pessoas que tinham boiado. Eu nunca presenciei uma cena como essa”, desabafou.

O professor Erisson Paulino, que também participou do passeio e também perdeu a mulher e dois filhos afirma que acredita ainda não consegue acreditar na tragédia. “É muita dor. A minha família eu perdi toda. Minha esposa e meus dois únicos filhos. Eu não consigo ainda se quer acreditar nessa tragédia”.

As outras vítimas foram identificadas como Tauã da Silva Almeida, de 11 anos e Mara da Lila Sá, de 21 anos. Os corpos de todos foram enterrados na comunidade de Brejo das Flores, onde as vítimas moravam

Brasil teve em média 143 assassinatos por dia em 2014

Mais de 143 pessoas morreram por dia, em média, vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar) no país em 2014.Ao total, foram 52.336 assassinatos registrados, número 3,8% superior ao de 2013 (50.413).

Houve ainda 2.061 latrocínios (roubos seguidos de morte) no ano passado. Além disso, 2.368 pessoas morreram em confrontos com a Polícia Militar. Os dados coletados pela reportagem ajudam a traçar uma radiografia da segurança no Brasil.

Considerando a quantidade de homicídios para cada 100 mil habitantes, em 2014, de acordo com os dados obtidos, o Brasil teve um índice de 25,81. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que taxas acima de 10 por 100 mil habitantes configuram “nível de epidemia”.

O último relatório divulgado pelo governo federal, no “Mapa da Violência”, mostra que, em 2012, foram registrados 56.337 homicídios dolosos (29 mortes a cada 100 mil). O levantamento é feito com base nos números do Ministério da Saúde e mostra que, desde 2007, a taxa de homicídios do Brasil vem crescendo a cada ano.

O anuário feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta estatísticas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas (Sinesp), do Ministério da Justiça, diz que, em 2013, houve 50.806 homicídios dolosos. Neste caso, a taxa de mortes por 100 mil fica em 25.

Para tentar conter o avanço dos homicídios, o Ministério da Justiça pretender lançar até o fim do ano um pacto nacional, buscando promover um acordo entre União, estados e municípios e reunindo medidas e metas contra a violência armada.

Bacabal formaliza termo de cooperação ao Programa CNH JOVEM

cnh sejuvDesde o último dia 14 de julho, a Prefeitura de Bacabal através da Secretaria de Juventude e Secretaria de Desenvolvimento Econômico disponibiliza o acesso à internet aos interessados em se inscrever no Programa CNH Jovem. O Secretário de Juventude, Frank Oliveira esteve em audiência com a Secretária de Estado Tatiana Pereira, na tarde do dia 22, com a finalidade de formalizar a parceria entre estado e município. O Secretário Frank Oliveira, destacou que “É mais uma oportunidade que os jovens terão a partir de então para adentrar ao mercado de trabalho, recebo diariamente jovens relatando que não conseguem emprego devido a não possuir carteira de habilitação e alegam dentre outros fatores a questão financeira. Todos nós sabemos que realmente é muito caro para se conseguir uma CNH. Além disso, nós temos a plena consciência de que muitos jovens conduzem principalmente motocicletas em todo o nosso estado sem estarem habilitados, provocando assim um número elevado de acidentes”. Atualmente, a frota do estado conta com 1,3 milhão de veículos, sendo que apenas 700 mil condutores são habilitados. A ação CNH Jovem tem parceria com o Detran/MA. Nesta primeira etapa, o programa vai disponibilizar duas mil carteiras de habilitação para todo o Estado. É exigido que o interessado tenha realizado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Mil carteiras serão destinadas aos que apresentarem as melhores notas no exame e as demais, por meio de sorteio pela Caixa Econômica Federal. Para ter acesso à gratuidade, os jovens precisam ter idade entre 18 e 21 anos e ter cursado as três últimas séries do Ensino Médio em escola pública. A Secretária de Estado de Juventude (Seejuv), Tatiana Pereira, analisou que um dos pilares do programa é a diminuição dos acidentes de trânsito envolvendo jovens e garantir empregabilidade. “No nosso estado, boa parte dos condutores são jovens e não possuem a habilitação. Os jovens são também as maiores vítimas de acidentes”, ressalta a Secretária. Ela antecipa que o programa terá o número de vagas ampliado em sua segunda etapa, no próximo ano. O local de inscrição presencial é: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo Horário: das 8:00 às 14:00 até o dia 31 de julho Você pode também acessar o endereço: www.detran.ma.gov.br/cnhjovem e realizar a sua inscrição, até às 23:59 do dia 31 de julho.

Presidente de Sindicato critica Ministério Público por causa da falta de merenda nas escolas

Em entrevista a jornalista Ramirya Santiago, da TV Cidade, o presidente do SINDSSERM, Antonio Celso Moreira, mostrou protocolo de algumas denúncias (representações) feitas ao Ministério Público e teceu críticas quanto a falta de respostas da promotoria a respeito da falta de merenda nas escolas de Codó, sobretudo da zona rural onde, em 2015, existem aquelas que só receberam a alimentação 1 vez até agora.

“Aqui nós colocamos algumas situações relacionadas à falta de resposta do Ministério Público e este tema foi debatido com os presentes, as pessoas que fazem parte do sindicato, com os sócios, com outras pessoas que estavam presentes aqui. Porque é uma forma de colocar pra sociedade que existe uma entidade que se preocupa com a questão da falta da alimentação escolar no município, que é um caso grave que, na verdade, o gestor atual nunca conseguiu resolver o problema da falta de alimentação escolar apesar do recurso não faltar”

Existe escola que até o presente momento não recebeu nada em relação à merenda escolar, então nós consideramos isso como uma violação de direitos das crianças porque o recurso está vindo, religiosamente, não falta. No entanto, essa alimentação escolar não chega às escolas, há um problema grave e o Ministério Público é o órgão que precisa fiscalizar, precisa acionar outros órgãos caso encontre alguma irregularidade com relação a aplicação dos recursos da alimentação escolar e é justamente isso que nos leva a cobrar do Ministério Público uma postura no sentido de entrar com uma ação, de requerer informações relacionados à este tempo”

ESTA SEMANA

De acordo com Antonio Celso, ainda este semana uma nova cobrança será feita ao MPE.

“Ainda esta semana nós iremos exigir do Ministério Público uma declaração referente à estas denúncias que foram feitas e até agora não obtivemos respostas. A Assembleia deliberou por mais um envio de documentação a promotoria de JUSTIÇA e assim nós iremos fazer, esta semana ainda nós iremos  requerer da promotoria de Justiça uma declaração referente às denúncias que foram feitas alguns meses atrás”, concluiu

BACABAL PARTICIPA DA ETAPA REGIONAL DO JEM’s 2015 EM CAXIAS

JEMS CAXIAS 2015A delegação bacabalense embarcou na manhã de sábado (18), em direção à cidade de Caxias para participar da etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses. Com o apoio da Prefeitura de Bacabal, através das Secretarias de Desporto e Lazer (SEDEL), Juventude (SEJUV) e Educação (SEMED) os jovens alunos/atletas estarão participando da maior festa da juventude maranhense.

Os secretários Renato Braga e Moisés Baima (SEDEL) e Frank Oliveira (SEJUV) tiveram a preocupação de inspecionar o alojamento onde a delegação ficará hospedada durante todos os dias da competição e juntamente com os professores e gestores das escolas orientaram a todos como funcionará a logística.

“Sabemos que é importante essa troca de experiências para esses jovens. Eles estão participando de uma etapa regional do JEM’s, dar para ver no semblante de cada um a alegria de estar aqui. Agradeço o apoio irrestrito do Prefeito José Alberto, sem o apoio dele e dos demais secretários seria impossível promover esse momento para os nossos jovens, afirma do Secretário Renato Braga.JEMS CAXIAS 2015 ii

Os jovens bacabalenses já iniciaram a sua participação neste domingo. Veja os resultados e os próximos jogos:

Beach Soccer (Infantil Masculino) – Veneza

20/07 – 9:30 – Colégio Reis Magos (Bacabal) X Antonieta Castelo (Aldeias Altas)

21/07 – 9:30 – Colégio Reis Magos (Bacabal) X José Sarney (Coelho Neto)

Beach Soccer (Infanto Masculino) – Veneza

19/07 – 15:00 – José Ribamar Marão 8 X 2 Guiomar Assunção (Caxias)

20/07 – 15:40 – José Ribamar Marão X Dr. João Lula (Timon)

21/07 – 15:40 – José Ribamar Marão X Antonieta Castelo (Aldeias Altas)

Futebol (Infanto Masculino) – Estádio Rita Queiroz

19/07 – 9:10 – Dep. João Alberto (Bacabal) 0 X 1 Carlos Magno (Afonso Cunha)

21/07 – 9:10 – Dep. João Alberto (Bacabal) X Colares Moreira (Codó)

Futebol (Infantil Masculino) – Estádio Aluísio Lobo

19/07 – 16:50 – Alice Mendes (Bacabal) 1 X 1 Gastão Vieira (Afonso Cunha)

20/07 – 16:50 – Alice Mendes (Bacabal) X Remy Archer (Codó)

Futsal (Infantil Masculino) – Ginásio Eugênio Coutinho

19/07 – 10:00 – Escola Batista (Bacabal) 2 X 2 Duque de Caxias (Timon)

20/07 – 10:10 – Escola Batista (Bacabal) X Estevão Ângelo (Codó)

Futsal (Infanto Feminino) – Ginásio João Castelo

19/07 – 9:20 – Estado do Ceará (Bacabal) 1 X 1 Clóvis Vidigal (Caxias)

20/07 – 8:00 – Estado do Ceará (Bacabal) X Antonieta Castelo (Aldeias Altas)

21/07 – 9:20 – Estado do Ceará (Bacabal) X José Sarney (Coelho Neto)

Futsal (Infanto Masculino) – Ginásio João Castelo

19/07 – 10:40 – José Sarney (Bacabal) 3 X 3 Cleonice Rocha (Vitorino Freire)

20/07 – 11:20 – José Sarney (Bacabal) X Alves Cardoso (São Mateus)

Handebol (Infantil Feminino) – Ginásio Eugênio Coutinho

19/07 – 11:00 – Manoel Alves de Abreu (Bacabal) 18 X 6 Antonieta Castelo (Aldeias Altas)

20/07 – 12:00 – Manoel Alves de Abreu (Bacabal) X Batista (Codó)

21/07 – 12:00 – Manoel Alves de Abreu (Bacabal) X José Waquim (Timon)

Handebol (Infanto Feminino) – Ginásio João Castelo

19/07 – 14:00 – Estado do Ceará (Bacabal) 6 X 16 Aluísio Azevedo (Caxias)

20/07 – 14:00 – Estado do Ceará (Bacabal) X Inácio Passarinho (Caxias)

21/07 – 14:00 – Estado do Ceará (Bacabal) X Batista (Codó)

Handebol (Infanto Masculino) – Ginásio João Castelo

19/07 – 17:00 – Colégio Reis Magos (Bacabal) 12 X 18 Eugênio Barros (Caxias)

20/07 – 17:00 – Colégio Reis Magos (Bacabal) X Batista (Codó)

21/07 – 17:00 – Colégio Reis Magos (Bacabal) X Duque de Caxias (Timon)

22/07 – 14:00 – Colégio Reis Magos (Bacabal) X Inácio Passarinho (Caxias)

As escolas que conseguirem sagrar-se campeã na etapa regional de Caxias, que consta com a participação de 14 municípios, estarão classificadas para a etapa estadual que ocorrerá em São Luís, entre os meses de agosto e setembro, e os vencedores dessa etapa seguem para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

“Estamos dando o suporte para os gestores e professores que estão acompanhando as suas delegações. Esperamos que no dia 23 de julho, estejamos comemorando a classificação desses jovens para a etapa estadual” afirmou o Secretário de Juventude, Frank Oliveira.

Deputado Alberto Filho beneficia Bacabal e região com emendas parlamentares


PRAÇA DA JUVENTUDE FOTO
Capturar

O deputado federal por Bacabal Alberto Filho (PMDB) vem usando a sua influência no Congresso Nacional para alocar recursos e beneficiar a sua terra natal e região.

Uma emenda de sua autoria de quase R$ 2.000.000,00 contemplou o município de Bacabal com uma área gigantesca para a prática esportiva. Trata-se da Praça da Juventude que contará com um Centro de Conveniência onde vai abrigar a parte administrativa, salas de ginastica e reuniões, um ginásio coberto com arquibancadas, quadras de futebol society e vôlei, pista de skate com 03 rampas para manobras radicais, pista para caminhada em torno de toda a praça e dois pontos com equipamentos para musculação.

Ainda na área esportiva, o parlamentar bacabalense já assegurou também através de emenda, recursos da ordem de R$1.710.000,00 que serão utilizados na reforma do Estádio de Futebol Correão que passará por melhorias na estrutura física, instalações elétricas e sanitárias, recuperação do gramado, alambrado, banheiros, arquibancadas e cobertura.

No setor da saúde o deputado Alberto Filho garantiu já este ano, recursos para a aquisição de 02 ambulâncias para o SAMU de Bacabal que agora passa a dispor de 10 viaturas.

GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Alberto-Filho-Corpo de Bombeiros II

Com o crescimento vertical da cidade e o aumento das moradias, tornou-se necessária a implantação de uma Unidade do Grupamento de Bombeiros no município de Bacabal. Apesar de ser uma reivindicação antiga, somente em 2013 o desejo da população se tornou realidade. Com recursos também oriundos de emenda parlamentar de Alberto Filho, O Corpo de Bombeiros foi erguido e hoje atende não só a população bacabalense, mas dezenas de outras cidades do interior do Maranhão salvando vidas e evitando prejuízos materiais a milhares de pessoas.

 

Foi também através de ações do deputado do PMDB que milhares de jovens tiveram acesso a cursos profissionalizantes gratuitos garantindo acesso ao mercado de trabalho.

 

 

 

Se as eleições em Codó fossemhoje, Francisco Nagib venceria com folga

Estamos na metade de um ano pré-eleitoral e neste período é comum os grupos que tem pretensões políticas começarem a se amarrar para garantir os objetivos nas eleições. Em Codó não é diferente. Aqui onde se respira política 24h, muitas conversas, várias reuniões e tentativas de acordos aconteceram já no primeiro semestre de 2015, portanto, a partir de agora, tudo tende a se voltar diretamente para o pleito do ano que vem.

Nagib (PDT) venceria eleições diz pesquisa

E em meio a esse mexe e remexe dos políticos também são necessários os resultados de pesquisas em mãos para dá mais consistência nas negociações. E aquele que aparece melhor fica em condição mais privilegiada. Enquanto o prefeito Zito Rolim que tem alto índice de popularidade nos anos finais de seu segundo mandato, não se define sobre as eleições, o eleitorado, pelo que revelou uma pesquisa recente liberada hoje à tarde para a imprensa, o cenário eleitoral está se desenhando.

Chegou à Redação do Correio Codoense o resultado de uma pesquisa realizada no mês passado pela Empresa de Pesquisa de Opinião Pública, ESCUTEC, com sede em São Luís, sobre como está a preferência dos eleitores em relação aos pretensos candidatos ao cargo de prefeito de Codó nas eleições municipais de 2016. O empresário Francisco Nagib (PDT) lidera a intenção de voto em pelo menos dois cenários na pesquisa estimulada.

De acordo com a ESCUTEC, foram entrevistados 401 eleitores que no cenário I responderam a seguinte pergunta: SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE, E SENDO ESTES OS CANDIDATOS, EM QUEM O (A) SR. (A) VOTARIA PARA PREFEITO? O EMPRESÁRIO Francisco Nagib, que foi candidato a prefeito nas eleições de 2012, alcançou 41,10% dos votos contra 19% do ex-prefeito Biné Figueiredo (PR) e outros nomes que também pontuaram como Ricardinho Archer (PSL), Pedro Belo (PCdoB), Chiquinho do Saae (PV), e o candidato do prefeito Zito Rolim que recebeu apenas 3,5%. Confira:

Pesquisa Codó I

Em outro cenário, sem o candidato do prefeito Zito Rolim e com um candidato de Biné Figueiredo, mas com a mesma pergunta, o empresário Francisco Nagib também lidera. Segundo a ESCUTEC, Nagib cai para 37,4%, mas permanece com ampla vantagem sobre o segundo colocado, neste caso quem aparece em segundo é o vereador Pedro Belo. O comunista surge com 15,2% perto de Ricardinho Archer. Nesse cenário foi testado o poder de transferência de votos do ex-prefeito Biné Figueiredo para seu candidato. O novo membro do PR em Codó, se a eleição tivesse sido no mês passado entregaria 11,5% de votos para seu candidato. Confira:

Pesquisa Codó II

Os dados são da ESCUTEC, mas não conseguimos informação sobre quem encomendou a pesquisa.

Populares lincham mais um bandido nas ruas de São Luís

hhh

Mais um caso de linchamento foi registrado em São Luís. Desta vez, um homem foi espancado nas proximidades do Terminal da Praia Grande após roubar o celular de uma mulher.

O homem portava uma faca quando foi amarrado por populares revoltados que chutaram sua cabeça, batendo ainda com pedaços de pau. Alguns ainda ameaçavam atirar no ladrão.

O blog é contra a vingança feita pelas próprias mãos, mas isso é o resultado da insegurança instalada hoje no Maranhão.

O sentimento de medo se transformou em revolta, então a população partiu para promover linchamentos.

 

 

 

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO VISITA BACABAL E FIRMA PARCERIA COM O GOVERNO MUNICIPAL

IMG_1537O Secretário de Segurança do Estado do Maranhão Jeferson Portela veio a Bacabal na companhia do Subcomandante Geral da PM Cel. Sá e do Diretor Geral de Operações Washington Torreão. No auditório da prefeitura onde foram recebidos pelo prefeito Zé Alberto e representantes do DMT de Bacabal, foi anunciado uma parceria e firmado convênio no sentido de melhorar o trânsito do município.

Primeiramente serão realizadas Blitz Educativas, treinamentos  para só então estabelecer mais rigor nas abordagens como apreensões de veículos e multas.IMG_1522

A pretensão do governo estadual com o apoio do poder público municipal é tornar o trânsito de Bacabal mais organizado e humanizado reduzindo o número de acidentes.

O prefeito Zé Alberto Veloso assinou a renovação do Convênio Operacional que permite a Guarda Municipal de continuar fiscalizando o trânsito no município.

Na oportunidade a Direção do DMT em Bacabal entregou um oficio solicitando 01 viatura e capacitação para os Guardas Municipais. Jeferson Portela assegurou que a viatura será entregue o mais breve possível.

 

Prefeito Zé Alberto participa do lançamento da AGRITEC em São Luís e ouve do governador Flávio Dino a promessa de conclusão do Socorrão até dezembro de 2015

IMG-20150714-WA0002
A Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia  é uma das principais políticas públicas do governo Flávio que em parceria com a EMBRAPA e o SEBRAE objetiva retirar famílias da fome e da miséria.

Segundo o governador Flávio Dino presente ao encontro, a AGRITEC será uma vitrine de potencialidades do campo, geração de renda, negócios e empreendedorismo rural que fará do Estado do Maranhão referência em tecnologias aplicadas à Agricultura Familiar e Produção de Alimentos.

O Lançamento da Feira ocorreu na manhã de hoje no Salão de Atos do Palácio dos Leões e contou ainda com a presença dos prefeitos de Caxias, São Bento, Açailândia, do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão Humberto Coutinho, do Superintendente do SEBRAE João Martins e Valdomiro Sousa da EMBRAPA.

Ao discursar para os presentes, o prefeito de Bacabal Zé Alberto Veloso falou do incentivo que o município disponibiliza ao homem do campo através do PAA Programa de Aquisição de Alimentos e as necessidades que precisam ser supridas.

Por sua vez o governador Flávio Dino garantiu que A Feira de Agricultura Familiar coordenada pela Secretaria de Agricultura do Estado percorrerá o Maranhão e antecipou a de Bacabal que seria realizada em fevereiro de 2016 para o dia 10 de dezembro deste ano.IMG-20150714-WA0003

“Estaremos em Açailândia, Caxias e São Bento este ano. Só não compreendi porque a de Bacabal ficou pra fevereiro do ano que vem. Tá parecendo coisa daquele pessoal que acha que o a no só começa depois do carnaval, mas vamos antecipar prefeito para dezembro, dia 10 de dezembro deste ano a feira de Bacabal” disse o governado ao prefeito Zé Alberto.

A outra boa noticia divulgada pelo próprio governador do estado foi em relação a data de entrega do Hospital Laura Vasconcelos o Socorrão.

Vamos intensificar as obras do hospital Laura Vasconcelos e vamos trabalhar para entregá-lo também em dezembro, dia 10 de dezembro. Finalizou Flávio Dino sob os aplausos da comitiva bacabalense presente ao encontro no Salão de Atos do Palácio.

 

 

Powered by WordPress | Designed by: Hh Design, HostHospeda Web Hosting